Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cinceramente!!!




E.A. - Cinceramente, eu não gosto de poesia. Acho cansativo
L.L. - Você não está lendo direito - ou não está lendo a poesia certa. A vida é cansativa, poesia não. E a vida é cansativa exatamente porque falta poesia. Se as empresas tivessem, diariamente, o horário do poema,  por exemplo, a produção, com certeza, aumentaria muito, sem falar na qualidade de vida dos funcionários.
E.A. – Horario do poema, isso não é perca de tempo?
L.L. – Talvez. Como pode ser perda de tempo essa nossa conversa, também.
E.A. – Não entendi ?????
L.L. – Eu imaginei. Tudo bem. Voltando à poesia ... Pra gostar de poesia, entretanto, é preciso, antes de qualquer coisa, não gostar do óbvio. Se alguém está acostumado com o lugar-comum, com o clichê, com o óbvio, enfim, não adianta, porque poesia é, exatamente, o contrário disso. Fazer poesia é brincar com o inusitado, é romper paradigma, é ser rebelde por excelência. O poeta é o cara que quebra as regras da língua, que inventa combinações aparentemente impossíveis, que inventa palavras, que desinventa outras, que inverte ordens, extrapola a gramática... é pura subversão de forma sublime. É revolução sem arma de fogo. Veja o exemplo do Arnaldo Antunes, ele tem um livro chamado PSIA. E sabe o que é PSIA???  Eu fiquei pensando em mil coisas, talvez fosse POESIA diminuída, sintetizada... pode ser. Mas aí, no livro, ele explica: PSIA é o feminino de PSIU! Sabe, psiu! O psiu que alguém usa para chamar alguém, então, o poeta vai lá, subverte, revoluciona e inventa o feminino que não existia - agora existe: PSIA. Shakespeare, outro exemplo, é um dos caras que mais contribuiu para a consolidação do inglês como língua, que mais aumentou o vocabulário do idioma, porque ele inventou milhares de palavras e expressões - e era poeta. Fez todas as peças em verso.
Sinceramente - você ainda não descobriu, de verdade, o tesão que é poesia. 
E.A. É... cinceramente, acho que não, mesmo.
L.L. É... sinceramente, não. E o Psia, topa?
E.A. O que???? Quem é Psia?
...   ...   ...
E. A. ?
L.L – Nada não. Esquece. E aí, você saiu ontem?
E.A. Naum. Fiquei em casa, mesmo, fiquei assistindo televisão.
L.L. Nossa!@!@@#$!#$!#$!#$!# Domingo à tarde! Você ficou assistindo televisão !$#$!#$!#$!#$!#@#@!#@!@#!@#!@#”@#@ Dá até medo de perguntar o que é que você assistiu... Deixa pra lá! Vamos falar de outra coisa ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário