Seguidores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SALVEM O TATU-BOLA



Eu não queria me posicionar quanto ao nome idiota do mascote idiota desta copa idiota do mundo idiota em que vivemos. Mas não consigo me segurar. Pronunciar-me-ei. Principalmente depois que vi um colunista de um tal “jornalzinhozÃO” defender, no domingo, a mesma besteira que aqui eu critico – bom, colunista deste jornalzinhozão já não merece muito meu respeito – só não falo o nome do jornal, sei lá, vai que um dia eu precise muito de dinheiro e fique famoso e pobre ao mesmo tempo (???) e seja convidado e eles paguem bem e eu até escreva uma coluna lá também...  Se bem que eu tenho aqui em casa um DVD onde a Bethânia chicoteia (falar mal é pouco) nosso “rei” da música e depois não só cantou com ele, como cantou “as canções que você fez pra mim” ou que ele fez pra mim, ou que ele fez pra ela, fiquei confuso agora. Bom, o importante, sempre, nesses quase 110 anos de especial de fim de ano do rei são as emoções que eu senti; não, que ele sentiu... não que nós sentimos... enfim, que alguém sentiu....

Vamos ao assunto do texto: o nome do famigerado mascote da Copa.

O nome do bicho é tatu-bola, não é? E o povo quer que ele seja chamado - como mascote - de "Tatu-bola", será que eu entendi o raciocínio? (muito complexo para mim). Então, pensem comigo. Vamos supor que o mascote fosse outro bicho: um tucano, por exemplo - então, o povo gostaria que o nome artístico do mascote fosse "tucano" (o nome do bicho), é isso? Se o mascote fosse um gambá, então o nome seria "gambá"? O mesmo se fosse cachorro... galinha... bode... bicho de pé ... bigato ... lombriga ... pulga ... lesma ... barata ... anta ... tamanduá... sei lá que outro simpático animal poderia ser o mascote de nossa copa? Enfim, independente do animal, o povo quer que o chamemos pelo nome de sua espécie, é isso? Acho que entendi... realmente é um raciocínio bastante difícil - queria ter Foucault, Marx, Nietzsche, Morin e outros pensadores para me ajudar neste momento de angústia intelectual.
Continuando:
Querem chamar o tatu-bola de tatu-bola  (lembrei de “Abril despedaçado” o filme em que chamavam o menino de menino) - incrível - cada dia a criatividade do povo brasileiro, somada à sua inteligência e capacidade cognitivo-intelectual mais me surpreende. E me surpreende porque este é o assunto do momento nas redes sociais – é o que há. E é o assunto, como eu disse, do colunista do jornalecozão...

Devo dizer, é claro, que, não me interessa nem um pouco o nome do idiota do mascote, pois seja qual for, sei que será idiota. Este texto foi só uma reflexão sobre a criatividade e inteligência do povo que interrompe sua vida para discutir o nome do mascote da copa do mundo que será orgulhosamente sediada aqui no país do futebol! Parabéns ao Brasil e ao seu povo tão futebolesco! Ah, aliás, preciso registrar meu protesto contra mim mesmo - acabei de perder meu tempo falando disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário