Seguidores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O PROJETO

A IDEIA: Como sempre - o estalo. Caminhava e, de repente pensei: seria interessante um espaço para registrar minhas reflexões sobre o cotidiano - um blog. Cá está. 

O OBJETIVO: Expor ideias, reflexões, posicionamentos sobre assuntos diversos que tangenciam meu cotidiano - dentro e fora de casa (dentro e fora de mim) - dentro e fora do mundo real. Discutir assuntos polêmicos e apresentar minha opinião sobre eles. Apesar de 'minha', devo advertir que esta opinião não é baseada, unicamente, no empirismo. Tenho me alimentado de leituras diversas na vida e minhas reflexões, em sua maioria, partem dessas leituras. Meu objetivo é, portanto, estabelecer um espaço para reflexão dos acontecimentos diários do período em que vivo e para registro desta reflexão.

A JUSTIFICATIVA: Como professor, intelectual, artista e escritor, creio que tenho um dever cívico e ético de posicionar-me diante de mim mesmo, primeiramente, e diante do outro (dos outros) sobre os diversos assuntos que nos atingem a todos direta ou indiretamente na contemporaneidade (claro, os que tenho alguma condição mínima de discutir). O contrário disso é o hermetismo da leitura vazia de alguns "intelectuais" ou "acadêmicos", é negligenciar o outro, negando-lhe a chance de um aprofundamento reflexivo. Outro aspecto é a internet que, infelizmente, vem sendo muito mal utilizada pelos nossos jovens. Quando digo mal utilizada não me refiro a nenhum valor moral, refiro-me mais ao desperdício de todo o seu potencial. Quando eu era adolescente, as ferramentas de pesquisa eram tão ínfimas se comparadas às de hoje; entretanto eu buscava informação e conhecimento com muito mais afinco, profundidade e propriedade do que alguns com quem tenho mantido contato nestes anos de sala de aula. É neste sentido que insisto no dever cívico e ético que todo professor um pouco mais intelectualizado tem de usar a internet a favor da criticidade, da inteligência, da emancipação do maior número possível de pessoas - que seja uma - já é um sucesso. Por isso é que se justifica a existência deste blog.

OS PROCEDIMENTOS: Pretendo registrar aqui, diariamente, minhas percepções do mundo que me cerca e das minhas reações diante deste mundo em forma de crônicas curtas. Creio que, na maioria das vezes, os textos serão irônicos e sarcásticos. Espero conseguir algum humor. Ira certamente.

O SUPORTE: Tudo e todos.

AS REGRAS: Classe nas discussões - indispensável. Se houver seguidores e se os seguidores decidirem por bem comentarem ou discutirem minhas ideias, tais ações serão, obviamente, aceitas, dentro dos limites da polidez. Sendo bem claro, o que quero dizer é o seguinte: gosto muito quando discordam de mim - mas gosto ainda mais, quando discordam de mim com a mesma categoria com que eu procuro expor o que penso. Às vezes a indignação me exaspera e o tom se exalta, confesso, mas tento evitar. Uma observação importante: ao falar em classe, além da óbvia boa educação, também quero falar do bom uso da língua portuguesa - escolha lexical, adequação gramatical, adequação discursiva etc. Sou um linguista dos que defendem a liberdade do uso da língua para fins de comunicação e, consequentemente, respeito os desvios da norma - dita - culta padrão. Entretanto, este é um espaço que se pretende público e de interação intelectual e, honestamente, em um ambiente com tais pretensões, é preciso ter clareza da necessidade do bom uso do vernáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário