Seguidores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

IMPARCIALIDADE (KKK)




Há décadas, sabemos que a mais poderosa rede de TV deste país abusa covardemente da pobreza (financeira, cultural e intelctual) do povo brasileiro para enriquecer e faz isso tão bem que convence este mesmo povo explorado a defendê-la; porque este povo, meu povo, internaliza tanto o discurso do outro - da elite - que não se enxerga mais como povo - como explorado. 
Só que elite, Elite de verdade (com E maiúsculo) não sofre com trânsito, Elite não pega fila, não sofre com arrastão em restaurante, porque janta em Paris - se quiser - e almoça no outro dia em Damasco. Nada é mais alienado que classe média - não sabe o que é ser pobre nem o que é ser rico de verdade. E eu posso falar disso com propriedade e experiência - ainda bem que antes de galgar uma posição social melhorzinha que, apesar de eu não concordar, segundo estatísticas, é de classe média, fui muito pobre e bem longe de um grande centro - o que me vacinou da alienação. Porque lá, eu lia, escrevia, ouvia histórias do meu avô, brincava na rua, ouvia histórias dos avôs dos meus amigos - lia de novo, lia muito. Tive a grande sorte de ainda ter professores que eram intelectuais (infelizmente, graças ao partido que DESgoverna São Paulo há quase duas décadas;  hoje, os professores da rede pública, para sobreviver, precisam ser operários - não dá tempo de serem intelectuais).

Vão ler. Mas vão ler coisa boa, pelo amor de Deus - se for pra ler porcaria, acho que é melhor não ler não.
Este discurso de que "é melhor ler qualquer coisa do que não ler nada", eu não concordo mais. 
Se é pra ler merda - vai ler placa de trânsito, flyer de boate  (outdoor em São Paulo não dá, eu sei); bula de remédio, catálogo de cosmético. Mas não vai gastar dinheiro com coisa ruim - é só ler de graça, está cheio por aí. Dar dinheiro pra editora que se prostitui publicando lixo é o mesmo que dar dinheiro para igreja que sustenta vababundo que enriquece da ignorância alheia - como faz, aliás, a nossa poderosa rede de TV já há bastante tempo.
 
Quase me desviei do assunto, mas consegui amarrar no finzinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário